TRE

Recadastramento biométrico já pode ser feito em Feira de Santana e Vitória da Conquista

Terão os títulos cancelados os eleitores que não estiverem com cadastramento biométrico feito até 2020.

19/11/2014 às 08h37, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

As cidades de Feira de Santana e Vitória da Conquista estão implantando o sistema de biometria na Justiça Eleitoral. Durante o recadastramento o eleitor também poderá mudar o seu local de votação.

O serviço, que iniciou na segunda-feira (17), é prestado de segunda a sexta-feira das 8 às 13h, nos quatro cartórios eleitorais de Feira ou no SAC I, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em Vitória da Conquista, os procedimentos podem ser realizados no SAC Conquista II, ou em um dos três cartórios eleitorais da cidade. 
 

O chefe do cartório da 156ª Zona Eleitoral, Danilo Pereira, informou que os mais de 370 mil eleitores de Feira de Santana têm até 2018 para realizar o recadastramento biométrico. Ele orienta a população para não deixar para última hora, uma vez que não será possível fazer o recadastramento de uma única vez, às vésperas do fim do prazo. Ele explica também que terão os títulos cancelados os eleitores que não estiverem com cadastramento feito até 2020.

O serviço é gratuito e é necessário levar documento oficial com foto, comprovante de residência no nome do eleitor ou de parente próximo, como pai ou mãe. Os homens maiores de 18 anos devem apresentar alistamento militar.

“O Brasil inteiro será recadastrado biometricamente e a adesão das cidades é feita paulatinamente. Todos os eleitores da cidade serão obrigados a realizar o recadastramento. Serão colhidas as digitais e uma foto nova será tirada no ato do cadastro. Depois de 2018 o eleitor deverá fazer o recadastramento em caráter urgente até 2020 para não ter o título cancelado. É importante não deixar para o último dia, porque será impossível atender todos de uma vez só. O eleitor também vai poder escolher um local mais perto da casa onde mora, principalmente quem mudou de bairro”, ressaltou Danilo.

Nas próximas eleições, quem já tiver feito o recadastramento biométrico será identificado biometricamente na seção eleitoral e para quem não realizou o cadastro a identificação será feita da maneira tradicional, até 2018, cumprindo o prazo de recadastramento dado pelo Tribunal Regional Eleitoral de quatro anos.

“Todos os serviços eleitorais são gratuitos, apenas quando o cidadão deixa de cumprir algum dever, como quando ele deixa de votar e justifica ou quando é mesário, falta no dia da Eleição e não justifica”, concluiu Danilo.

A biometria garante ainda mais segurança aos eleitores brasileiros na hora de votar. Nas Eleições 2014, mais de 22 milhões serão identificados pelas digitais. O Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral já recadastrou mais de 20 milhões de eleitores no país.

Informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade