Cinema

Filme premiado internacionalmente é destaque em festival de cinema em Cachoeira

O evento acontece até domingo (2) no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Literatura da UFRB, com entrada gratuita.

01/11/2014 às 09h03, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Destacado com uma menção honrosa no último Festival de Locarno (Suíça) e ganhador de três prêmios no Festival de Brasília, o filme “Ventos de Agosto”, de Gabriel Mascaro, é um dos destaques da programação do X Panorama Internacional Coisa de Cinema em Cachoeira. O evento acontece até domingo (2) no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Literatura da UFRB, com entrada gratuita.

O longa mostra Shirley, que deixou tudo para cuidar da avó em uma vila litorânea. Ela tem um caso com um colega de trabalho, mas a chegada de um estranho pesquisador de ventos impacta tudo ao redor. A exibição acontece hoje (01), às 18h, juntamente com os curtas “Estátua!” (Gabriela Amaral) também premiado em Brasília; “Parque Soviético” (Karen Black) e “Carranca” (Marcelo Matos de Oliveira e Wallace Nogueira), produção baiana contemplada no Festival de Gramado. O trio participa da Competitiva Nacional.

Horas antes, às 14h, o público pode conferir “O pai dos meus filhos” (Le père de mes enfants), de Mia Hansen-Love, premiado no Festival de Cannes. O longa traz Grégoire, um homem com a vida que sempre quis: ama sua esposa, tem três filhos e trabalha como produtor de filmes, sua grande paixão. Tudo aparenta dar certo para ele, mas sua mulher o convence a passar um feriado na Itália, e ao voltar a Paris, Grégoire se depara com a situação mais difícil de sua carreira.

Entre os filmes nacionais fora de competição, um destaque é “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas, produção premiada nos festivais de Gramado e Paulínia, que estará acompanhada do curta“Nua por Dentro do Couro”, de Lucas Sá. Na trama, o coveiro Deodato e uma nova funcionária do cemitério precisam recadastrar os túmulos abandonados, mas estranhos eventos o fazem questionar as implicações de mexer com os mortos. A exibição será dia 2 de novembro, às 17h, seguida de debate com a diretora.

A lista dos longas que serão exibidos até domingo se completa “A doce flauta de liberdade” (George Neri) e “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso. Já a sequência de curtas tem ainda “O Bom Comportamento” (Eva Randolph), “O Completo Estranho ( Leonardo Mouramateus), “Quinze” (Maurílio Martins), “Sem Coração” (Nara Normande e Tião), “Tenho um Dragão que Mora Comigo” (Wislan Esmeraldo), e o baiano “Com Fome no Fim do Mundo” (Marcus Curvelo).

O festival é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da CAHL/UFRB. O Panorama conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade