Feira de Santana

Entidades retomam projeto de equoterapia em Feira de Santana

De acordo com o coronel o projeto Ecovida foi implantado em março de 2013, mas interrompeu as atividades este ano, após o assassinato, durante a greve da PM, do soldado Thiago, que era instrutor e coordenador da equipe.

30/10/2014 às 17h59, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Entidades promoveram nesta sexta-feira (31) palestras e treinamento de um grupo técnico que irá desenvolver atividades de equoterapia, em Feira de Santana, para pessoas com deficiência. O evento foi realizado na sala 5 do teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta manhã.

O Coronel Martinho Antônio Nunes, associado do Rotary Clube Olhos D’Água e um dos responsáveis por essa iniciativa informou, em entrevista ao Acorda Cidade, que o projeto Ecovida foi elaborado pelas entidades Apae, Cromossomo 21, Crescer Cidadão, Rotary Club, a Polícia Militar e a Universidade Estadual de Feira de Santana e tem como objetivo trabalhar as funções psicomotoras dos pacientes que têm síndrome de Down, autismo, e outras deficiências, através de atividades desenvolvidas na andadura do cavalo.

De acordo com o coronel o projeto Ecovida foi implantado em março de 2013, mas interrompeu as atividades este ano, após o assassinato, durante a greve da PM, do soldado Thiago, que era instrutor e coordenador da equipe.

“Mas agora conseguimos um grupo de voluntários com psicólogos, pedagogos, professores de educação física, que compõem a equipe técnica. E amanhã vamos ter uma palestra, proferida pela presidente da Associação Baiana de Equoterapia, Maria Cristina Guimarães, e por um médico especialista na área, Doutor Evilásio Cardoso. Nós convidamos as pessoas que têm uma relação direta com a saúde de pessoas com deficiência e pessoas interessadas de uma forma geral e associações ligadas ao tema”, afirmou Martinho.

O coronel Martinho explica ainda que a equoterapia tem trazido fortes resultados no mundo inteiro, e está sendo aplicada também em pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC). “Os resultados são altamente positivos, e no mundo inteiro está ganhando espaço. Em Feira de Santana a demanda é muito grande e o nosso projeto vai retomar com o objetivo de atender essa demanda”, disse, acrescentando que os trabalhos serão desenvolvidos a partir de agora em uma fazenda localizada em frente ao Centro Diocesano, em Santa Quitéria. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade