Bahia

Bahia mantém liderança na geração de empregos no Nordeste

As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan).

17/10/2014 às 10h51, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, a Bahia apresentou um saldo de 39.469 novos postos, se mantendo na liderança de geração de empregos no Nordeste, sendo que em setembro último foram contabilizados 3.163 novos empregos com carteira assinada. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan).

O setor com maior saldo foi o de construção civil (1.840), seguido pelo comércio e serviços. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o saldo registrado em setembro ficou em patamar inferior ao contabilizado em igual período do ano anterior (+6.203 postos) e ao do mês de agosto último (+5.071 postos).

Na análise regional, a Bahia ocupou a sétima posição no saldo de postos de trabalho entre os estados da Região Nordeste ((+3.163) e a 13ª posição no Brasil. Na Região Nordeste, oito estados apresentaram saldos positivos. O estado desta região que gerou o maior saldo foi Pernambuco, seguido por Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba. O único com saldo negativo no mês foi Piauí (-401 postos).

Na Bahia, o setor que ficou em quarto lugar em desempenho foi serviços industriais de utilidade pública. Os setores que registraram saldos negativos foram agropecuária, indústria de transformação, administração pública e extrativa mineral.

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, dos oito setores de atividade, seis registraram saldos positivos. O setor com maior saldo acumulado foi serviços (+24.451 postos), seguido pela agropecuária (+8.460 postos), indústria de transformação (+3.947 postos), comércio (+1.713 postos), administração pública (+829 postos) e construção civil (+554 postos). Entre os setores que apresentaram saldos negativos, no acumulado do ano, estão extrativa mineral e serviços industriais de utilidade pública.

Capital, RMS e interior – Analisando os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos entre Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior a pesquisa constatou que em setembro o resultado do emprego foi positivo, com a criação, no interior, de 812 novos postos de trabalho, e de 2.351 na RMS.

Quanto ao saldo acumulado, a participação do interior foi quase três vezes maior em geração de novos postos de trabalho ((28.604) que a verificada na RMS (10.865).

Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Salvador, Camaçari e Feira de Santana se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Em Salvador foram gerados 3.719 novos postos de trabalho, Camaçari, 783, e Feira, 673.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade