Porto Sul

Porto Sul ganhará novos investidores

Edital para selecionar empresas interessadas na exploração do Porto foi publicado no Diário Oficial da Bahia

17/10/2014 às 10h21, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Governo da Bahia publicou na edição desta sexta-feira (17), do Diário Oficial da Bahia, o edital para seleção de acionistas privados para a constituição de Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Porto Sul. A SPE será responsável pela construção, operação e exploração da Zona de Apoio Logístico (ZAL) e respectivas instalações do Terminal de Uso Privado (TUP) do Estado da Bahia.

Segundo o edital, a escolha das empresas ou consórcios se dará através de cotas que serão distribuídas entre os selecionados, variando de 51% para o 1º selecionado até 10% para o 4º selecionado. Os ganhadores serão, além de detentores de cargas, investidores e sócios majoritários no projeto Porto Sul, enquanto o Estado da Bahia será o sócio minoritário.

O investimento mínimo inicial previsto no edital para as instalações de infraestrutura do chamado TUP da ZAL será de R$ 1,3 bilhão para os próximos cinco anos. Além deste, também será construído no Porto Sul um Terminal de Uso Privativo da empresa Bahia Mineração (Bamin).

O coordenador executivo de Infraestrutura e Logística da Casa Civil, Eracy Lafuente, reforçou que o Porto Sul representa um grande avanço para o desenvolvimento da Bahia. “O projeto foi amplamente discutido com a sociedade civil e empresas privadas, através de consultas públicas. Articulado com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o Porto Sul materializa um planejamento estratégico moderno, sustentável e que vai contribuir significativamente para o crescimento econômico do estado”.

Licença de Instalação

A LI, que autoriza a instalação imediata dos dois terminais do Porto Sul – TUP da ZAL e o Terminal de Uso Privativo da Bamin, foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) no dia 22 de setembro deste ano. As primeiras etapas incluem resgate de fauna e flora, que antecedem a supressão vegetal e asseguram a viabilidade ambiental do projeto.

No programa também estão incluídos a melhoria na infraestrutura das comunidades no entorno, reorientação das atividades do turismo na região e capacitação de mão de obra, que será absorvida pelo empreendimento. Na sua construção, o Porto Sul vai gerar 2 mil empregos diretos.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade