Feira de Santana

'Faltam elementos suficientes para a apuração dos fatos', diz coordenador da Ciretran sobre fraudes

Silvio Dias falou sobre as investigações feitas pelo Detran, após denúncia de fraude na aquisição da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

16/10/2014 às 16h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

O coordenador da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) Silvio Dias, pede que as pessoas ao fazerem qualquer tipo de denúncia de irregularidades no órgão, citem elementos, como o nome das pessoas envolvidas, a fim de facilitar as investigações. Ele ressaltou que as denúncias que chegam ao órgão são investigadas, mas que nem sempre existem elementos suficientes para a apuração dos fatos.

“É necessário que as denúncias venham com elementos para que exista a investigação. É bom lembrar que por trabalharmos com fiscalização e exames, algumas pessoas ficam efetivamente insatisfeitas. Nós realizamos por dia em torno de 215 exames, que totaliza quase 4.500 por mês. É um volume grande, algumas pessoas ficam insatisfeitas por perderem no exame e acabam denunciando. Para que se consiga chegar efetivamente aos culpados, é necessário que as denúncias venham com elementos”, frisou.

Silvio Dias falou sobre as investigações feitas pelo Detran, após denúncia de fraude na aquisição da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele informou que o indício de ilegalidade foi levado ao conhecimento do major Mauricio Botelho, que é diretor geral do órgão, que tomou as medidas necessárias, formando uma comissão de sindicância. Essa comissão já esteve em Feira e já ouviu alguns candidatos.

“Tivemos essa denúncia de que pessoas que não eram aprovadas aqui em Feira de Santana estariam indo para outros municípios. Isso nos alegra, pois demonstra que Feira está blindada a questões de corrupção. Em tese, havia facilidades nesses outros municípios. A direção do Detran tomou as providências no sentido de investigar e saber se realmente houve algum tipo de irregularidade, mas ainda não podemos entrar em muitos detalhes sobre o assunto”, informou.

O coordenador da 3ª Ciretran destacou que o Detran é um órgão que tem, ao longo do tempo, evoluído, tanto no sentido tecnológico, como no sentido humano. Ele informou que isso ocorreu principalmente durante os oito anos de gestão do governador Jaques Wagner.

“Melhorou no sentido de fiscalizar, de registrar os veículos, que é um montante muito grande, além da questão da realização de exames, então o órgão tem sido alvo de críticas ao longo dos anos. Mas nosso corpo de funcionários atualmente é muito profissional. Os funcionários que já estão lá há mais tempo tem um conhecimento muito grande do Detran e somam com os novos”, afirmou.

Silvio Dias afirmou que o processo da emissão da CNH é seguro, principalmente na Bahia, que abancou muito na questão da tecnologia. Ele disse ainda que até que se prove o contrário, as pessoas que trabalham no setor de exames de rua merecem a confiança dele.

“Todo processo de emissão da carteira é muito seguro e todo aquele que é flagrando obtendo a habilitação de forma irregular perde o documento. Os candidatos em curso, que forem flagrados em qualquer irregularidade, terão o processo suspenso até que se faça toda a apuração”, destacou.
Escola pública de trânsito

O inspetor ainda falou sobre a implantação da escola pública de trânsito em Feira de Santana. Segundo ele, esse é um objetivo do governador eleito, Rui Costa.

“É algo que nossa sociedade vem clamando. É uma escola pública para aquelas pessoas que não têm condições de pagarem uma autoescola, e assim elas poderão ter a habilitação sem custos”, informou.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade