Feira de Santana

Terrenos baldios favorecem ação de estupradores em Feira, diz delegada

Nos casos registrados este ano não foram considerados os estupros de vulneráveis, ou seja, de crianças e adolescentes.

14/10/2014 às 10h41, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) já registrou cerca de 30 casos de estupro, até o dia 8 de outubro, em Feira de Santana. Segundo a delegada Clécia Vasconcelos, a maioria dos casos ocorreu em terrenos baldios.

A delegada afirma que quase todos os estupros foram cometidos em terrenos baldios, uma vez que estes locais facilitam a violência sexual e ao patrimônio. “Eles aproveitam o momento em que as vítimas se locomovem para o local de trabalho, para as unidades escolares e também no retorno para casa. Eles abordam a vítima, ainda que não em um terreno baldio, mas a levam”, informou Clécia Vasconcelos.

Nos casos registrados este ano não foram considerados os estupros de vulneráveis, ou seja, de crianças e adolescentes, porque estes tipos de delitos ficam a cargo da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Derca).

De acordo com Clécia Vasconcelos, em 2013, durante todo o ano, a Deam registrou 45 estupros. “O ano passado foi preocupante porque foram muitos estupros na rua, com a mulher pedestre, enquanto o agressor era desconhecido, o que dava um aspecto muito mais vulnerável”, disse.

A delegada divulgou, ainda, o retrato falado de um homem suspeito de praticar vários estupros na cidade. A imagem foi constituída a partir de relatos de vítimas. Quem tiver informações, pode entrar em contado com a delegacia, para denunciar, através do telefone 75.3602-9238. Veja descrição: 

Fiscalização de terrenos

O secretário de Serviços Públicos, Manoel Cordeiro, informou ao Acorda Cidade, que já tem conhecimento da grande quantidade de estupros praticados em terrenos baldios do município.

“Nós estamos fazendo o que é possível: a fiscalização e a cobrança quanto aos terrenos baldios. É uma quantidade imensa de terrenos. Às vezes, tem dois, três lotes juntos, e você localiza um proprietário e não localiza os outros dois. Então um mura, mas os outros dois deixam o terreno aberto. Mas o mínimo que se faça a gente está beneficiando a comunidade”, afirmou o secretário.

De acordo com Manoel Cordeiro, muitas vezes a secretaria tem que fazer a pesquisa do proprietário do terreno no cartório. “Muitos dizem que não tem sentido murar, mas a lei e a necessidade nos obriga a isso. Quando ele não cumpre a notificação, ele é autuado. O valor da multa gira em torno de 500 reais”, informou.

A Lei

De acordo com a Lei Municipal n°89/2011 que dispõe sobre a construção e conservação de muros, passeios e limpeza de terreno na zona urbana de Feira de Santana, os proprietários devem manter seus terrenos limpos e murados. O descumprimento da lei prevê aplicação de multa no valor de dois salários mínimos vigentes à época da infração, quando se der em relação à construção e conservação de muros, e um salário mínimo quando a infração for relativa à construção e conservação de passeios. 

Denuncie

A população pode denunciar terrenos baldios através da Central 156. Durante a denúncia é importante informar além do endereço, o número de uma residência vizinha ou nome de um estabelecimento como ponto de referência.
 

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade