Bahia

Viabahia realiza recapeamento de rodovias com asfalto reciclado e equipamento inédito na Bahia

Método visa a minimizar impactos ambientais

07/10/2014 às 18h27, Por Kaio Vinícius

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Dando continuidade aos serviços de recuperação estrutural do pavimento das rodovias BR-324 e BR-116, agora em sua etapa de conclusão, a Viabahia realizará a partir das 8h desta quarta-deira (8), a Reciclagem de Pavimento Asfáltico, iniciando no km 603 e que se estenderá até o km 626 da BR-324, entre Salvador e Simões Filho.

As obras serão realizadas em etapas ao longo do dia e à noite, e este primeiro trecho tem previsão de conclusão em 60 dias. A concessionária pede aos motoristas compreensão para possíveis retenções ao tráfego e que os mesmos contribuam com o fluxo, evitando reduzir demais o tempo de passagem pelos trechos em obras e que não parem para observar o andamento dos serviços.

“O método a ser utilizado nesta etapa de obras consiste na reutilização total ou parcial dos materiais existentes no revestimento e da base das rodovias, no qual os materiais são remisturados no estado em que se encontram após a desagregação com ligantes (parte líquida do asfalto) novos e rejuvenescedores, havendo adição ao produto final de cimento e/ou brita. O princípio básico está em fragmentar, triturar e retirar a camada antiga do pavimento e assim reutilizá-la através da combinação com materiais novos obtendo-se uma camada asfáltica rejuvenescida e de maior durabilidade, com o emprego de modernas máquinas fresadoras-recicladoras ou recicladoras estabilizadoras”, explica o superintendente de engenharia da Viabahia, Engenheiro Natal Oliveira.

A reciclagem possui uma produtividade elevada e será realizada no período da manhã e da tarde devido a questões técnicas, sendo que a outra etapa complementar de pavimentação, empregando outro material (Concreto Asfáltico Betuminoso a Quente – CBUQ) será realizada em período noturno, de maneira a evitar que as duas frentes de trabalho operem em iguais turnos no mesmo dia, numa busca da VIABAHIA em agilizar a recuperação do pavimento, além de minimizar os impactos aos usuários pelas obras que estarão sendo executadas.

Outro ponto relevante é a redução da extração de materiais na natureza. “A utilização deste método visa a minimizar impactos ambientais decorrentes do emprego das técnicas tradicionais de pavimentação e melhoram a durabilidade do asfalto. As soluções convencionais utilizam grandes quantidades de recursos naturais, como material betuminoso agregado pétreo (areia e brita) e além disto, exige áreas para descarte (bota-fora) do asfalto antigo removido”, explica o coordenador de meio ambiente da Viabahia, Jefferson Romano.

As obras terão duração total de dez meses tanto na BR-324 quanto na BR-116 Sul (de outubro de 2014 a agosto de 2015), aproveitando o período de estiagem das chuvas mais intensas. A concessionária reativou uma série de frentes de trabalho, especialmente ao longo do trecho mais urbanizado e com maior fluxo de veículos da rodovia BR-324, entre Salvador e Simões Filho para oferecer condições adequadas ao pavimento das pistas e acostamentos das rodovias, propiciando condições plenas de conforto e segurança aos seus usuários. Nos locais serão instaladas placas de sinalização e viaturas da VIABAHIA estarão a postos ao longo de toda a rodovia para o atendimento necessário.

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