Tecnologia

Microsoft apresenta sistema Windows 10 com volta do menu Iniciar

A barra de buscas do menu Iniciar, além de procurar arquivos no computador, permite fazer consultas ao Bing.

30/09/2014 às 15h36, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (30), seu novo sistema operacional, chamado Windows 10 em um evento realizado em San Francisco, Califórnia (Estados Unidos). De acordo com a empresa de software, a nova versão do sistema operacional será disponibilizada no final de 2015.

Apesar de mostrar o Windows 10 como um sistema para computadores, a empresa diz que a plataforma vai atender dispositivos com tela entre 4 e 80 polegadas. Inclusive, a próxima versão do Windows Phone (sistema operacional móvel para celulares inteligentes) também será chamado Windows 10.

"Nós procuramos achar um meio termo. Dessa forma, usuários do Windows 7 estarão mais familiarizados com a experiência nos computadores que eles têm", disse Joe Belfiore, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft.

Uma das grandes novidades do sistema é a volta do menu iniciar, tal como ele é no Windows 7. A diferença é que ele mostrará alguns tiles personalizados, como previsão do tempo, aplicativo de e-mail e alguns outros que o usuário escolher.

A barra de buscas do menu Iniciar, além de procurar arquivos no computador, permite fazer consultas ao Bing.

"Com os usuários começando a usar esses aplicativos, eles vão funcionar tanto com mouse e teclado", afirma Belfiore.

Na parte de baixo da tela do sistema, haverá um botão que permitirá abrir múltiplas áreas de trabalho (o recurso também funcionará com a combinação de teclas Alt + Tab). Será possível alternar entre elas enquanto os aplicativos estão rodando.

Durante a demonstração, foi exibido um arquivo do Power Point em metade da tela e na outra, havia as diferentes áreas de trabalho com aplicativos rodando. A ideia, segundo a Microsoft, é tornar os usuários mais produtivos.

O Windows 10 vai continuar com alguma funcionalidades touchscreen que aparecem no Windows 8. Quando o usuário mover a tela para esquerda, uma janela de tarefas será aberta. As informações são do Uol.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade