Clima

Primavera chega e a previsão é de aumento de temperatura e escassez de chuva

A coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana, Rosângela Leal, falou ao Acorda Cidade sobre a previsão para os últimos meses do ano.

23/09/2014 às 11h28, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A primavera começou oficialmente às 23h29 de ontem (22), mas a mudança na temperatura pôde ser sentida há alguns dias em Feira de Santana, onde o frio do inverno, aos poucos, está cedendo lugar para o calor da estação.

A coordenadora da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Feira de Santana, Rosângela Leal, falou ao Acorda Cidade sobre a previsão para os últimos meses do ano.

“Já era de se esperar que a temperatura começasse a aumentar. Na verdade o frio até que durou bastante no período de setembro. A primeira quinzena de setembro ainda foi muito fria, mas na última semana o tempo começou a esquentar, principalmente durante o dia. A tendência é que a temperatura continue subindo e as chuvas vão diminuir cada vez mais”, afirmou.

De acordo com Rosângela, na primavera se espera que a temperatura mínima fique em torno de 20 graus e a máxima em torno de 27 graus. As chuvas de trovoada, de acordo com ela, devem ocorrer nos meses de novembro e dezembro, mas a tendência é que a temperatura continue aumentando até janeiro.

“As pessoas confundem muito as diferenças entre as estações. Nós vivemos em uma região que é quente o ano todo e o que controla nossa floração são as chuvas, então temos dois períodos distintos, um período seco e um chuvoso. O que caracteriza a primavera é a redução da chuva e o aumento da temperatura”, informou.

A coordenadora da Estação Climatológica explicou ainda por que o início da primavera é exatamente às 23h29 do dia 22 de setembro.

“As estações do ano são baseadas na inclinação do eixo da terra em relação ao plano da órbita. É o momento em que a terra encontra o equilíbrio. A primavera e o outono são períodos em que a duração do dia e da noite é igual no hemisfério norte e sul. O verão e o inverno são períodos que correspondem à máxima inclinação do eixo da terra em relação ao plano da órbita”, afirmou.

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade