Bahia

Quarta que Dança chega a Porto Seguro e apresenta intervenção urbana do interior em Salvador

Durante nove semanas, desde o dia 3 deste mês, toda quarta-feira é de dança.

23/09/2014 às 11h24, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A 16ª edição do projeto Quarta que Dança fecha o primeiro mês de atividades nesta quarta-feira (24), com apresentações culturais no interior e em Salvador. Na cidade de Porto Seguro, no sul do estado, será encenado no Centro de Cultura da cidade, às 20h, o espetáculo ‘[…deixe que eu fique contigo por uma hora apenas…] Fragmentos de uma Solidão’, do Grupo Sonho de Valsa.

Na capital baiana, haverá apresentação de mais quatro trabalhos – dois espetáculos, uma intervenção urbana e uma dança de rua. Todas as sessões são gratuitas e a programação segue ainda até o dia 29 de outubro. O projeto é promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult).

A intervenção urbana do interior ‘E se você fosse?’, do juazeirense Cleybson Lima, será mostrada ao público no Campo Grande, às 16h. A ação retrata o corpo como matéria trans, em suas mais diversas variações morfológicas, inserido em meio às necessidades humanas como uma espécie de casca. Aceitar ou não esta casca é o que o artista que dança quer tornar concreto.

No Subúrbio Ferroviário de Plataforma, o projeto apresenta na Praça São Braz, às 18h, a dança de rua ‘Emobóticos’, de Marcos Muniz, que tem clima futurista, baseado em filmes de ficção científica, fazendo máquinas terem ritmo, com acessórios luminosos e batidas eletrônicas.

No mesmo bairro, às 20h, o Centro Cultural Plataforma será palco para o espetáculo ‘7’, da Jorge Silva Cia. de Dança, inspirado neste número cabalístico, que conduziu a pesquisa até as “oferendas”, no sentido de oferecer o alimento não apenas biológico, como também o alimento da alma. Sob essa ótica, se estabelece um paralelo entre o que o negro possui em termos de cultura e os elementos da cultura europeia.

Também às 20h, nos Barris, no Espaço Xisto Bahia, a montagem ‘Sons e Sombras’, de Flor Violeta com o músico Miguel Bartilotti, explora as relações entre o som, o movimento e a luz, transformando o palco em um laboratório de composição em cena. A partir da concepção da obra de arte enquanto processo constante de criação e interlocução se estabelecem diálogos possíveis entre os elementos expostos.

Projeto – Durante nove semanas, desde o dia 3 deste mês, toda quarta-feira é de dança. São Dez espetáculos, quatro intervenções urbanas e três danças de rua componde a programação da 16ª edição do Quarta que Dança, que promove apresentações em Salvador e mais quatro cidades – Juazeiro, no norte, Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, Mucugê, na Chapada Diamantina, e Porto Seguro.

Cada trabalho será encenado duas vezes, em locais diferentes, gratuitamente, contabilizando 34 sessões de um panorama contemporâneo da diversidade da produção em Dança na Bahia. As 17 propostas participantes foram selecionadas dentre 74 inscritas em edital público. A programação completa pode ser consultada na página do projeto (www.fundacaocultural.ba.gov.br/qqd).
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade