Saúde

Secretaria de Saúde anuncia ações para controle da febre Chikungunya em Feira

A confirmação dos casos do vírus foi encaminhada na manhã desta sexta-feira para a Secretaria Municipal de Saúde, pelo Instituto Evandro Chagas, do estado do Pará.

19/09/2014 às 18h32, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Ney Silva e Laiane Cruz

Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana vai intensificar ações, principalmente no bairro Conjunto George Américo, para conter o avanço dos vírus da febre Chikungunya em decorrência da confirmação de cinco casos e 16 suspeitos na cidade. A informação foi dada pela secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, durante uma coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (19). Ela estava acompanhada de técnicos da Vigilância Epidemiológica do município, da Funasa e da 2ª Dires.

A confirmação dos casos do vírus foi encaminhada na manhã desta sexta-feira para a Secretaria Municipal de Saúde, pelo Instituto Evandro Chagas, do estado do Pará. Feira de Santana é a primeira cidade da Bahia a registrar casos do vírus, cujos sintomas são semelhantes aos da dengue e apenas se diferenciam quanto às dores musculares que são mais intensas nas articulações com processo inflamatório.

Denise Mascarenhas informou que as equipes das Unidades Básicas de Saúde serão capacitadas no próximo dia 23 de setembro por um técnico do Ministério da Saúde, que vem a Feira de Santana. Mas ela adiantou que as ações já vêm ocorrendo desde o final de julho para o controle da dengue no George Américo, e que agora com a confirmação dos casos dessa nova doença o trabalho vai ser reforçado.

Quanto ao tratamento da doença, Denise informou que após o diagnóstico os pacientes recebem orientações para ter repouso e o tratamento se dará da mesma que se trata a dengue, sendo que as pessoas serão acompanhadas também em casa. “Tomar medicação prescrita pelo médico, ter o repouso, e com certeza vamos ter o controle dessa doença em Feira de Santana”, afirmou.

Ela disse também que em alguns casos poderá ser necessário o acompanhamento de outro profissional como, por exemplo, um reumatologista, e que esse atendimento será garantido pela Secretaria de Saúde. “Todas as ações para o controle e a prevenção estamos fazendo e caso haja necessidade e recomendação do médico que atendeu o paciente vamos oferecer toda a assistência necessária”, disse.

Leia também: Sesab confirma 5 casos de febre Chikungunya em Feira de Santana

Fumacê em ação

O coordenador de combate à dengue pela 2ª Dires, Eliseu Souza do Carmo, informou que a entidade recebeu da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a logística necessária para a capacitação de servidores de campo e colocou à disposição três carros para o controle e combate ao mosquito da dengue e mais 8 bombas motorizadas.

Ele informou que não havia transmissão da febre Chikungunya no Brasil, mas com o evento da Copa do Mundo o Ministério da Saúde já estava preparado e alertando as Vigilâncias Epidemiológicas de todo o país para uma provável transmissão do vírus. Ele lamenta que infelizmente os casos na Bahia começaram por Feira de Santana.

“Infelizmente alguém vindo de fora chegando a Feira de Santana estava com o vírus e encontrou a presença do mosquito Aedes Aegypti, que é o mesmo transmissor da dengue. O mosquito picou essa pessoa e o vírus se instalou na cidade”, lamentou.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade