Feira de Santana

HEC comemora quatro anos de atendimento prestado à população baiana

O HEC é o primeiro hospital da região a prestar atendimento através do Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR)

26/08/2014 às 11h35, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta terça-feira (26), o Hospital Estadual da Criança (HEC) completa quatro anos de atendimento prestado à população da Bahia. Em comemoração, foi realizada uma Missa em Ação de Graças na unidade hospitalar, celebrada pelo Arcebispo Dom Itamar Vian. Depois, os funcionários e pacientes com seus familiares confraternizaram com um lanche a data comemorativa. Inaugurado em 26 de agosto de 2010 pelo Governo do Estado, o hospital, é gerido há um ano pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).

O HEC é o primeiro hospital da região a prestar atendimento através do Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR), ou seja, através de um sistema de triagem hospitalar criado pelo Ministério da Saúde, que classifica o paciente conforme a prioridade com relação ao seu risco de saúde.

O hospital oferece à população atendimentos de Urgência e Emergência, Cirurgia, Atendimento Ambulatorial e Unidade de Apoio ao Diagnóstico e Terapia voltados para especialidades pediátricas de média e alta complexidade. Destaca-se também por ser um hospital-escola, oferecendo residência nas áreas de Nutrição, Fisioterapia e Medicina – nesta, focando em pediatria e cirurgia pediátrica.

Durante o último ano, na Gestão IMIP, o hospital realizou mais de cem mil exames, 29.157 consultas médicas em Atenção Especializada, cerca de 16.500 atendimentos em Urgência e Emergência e com observação de 24 horas, e 2.778 cirurgias em pacientes de todo o estado da Bahia.

Dentre os serviços oferecidos pela unidade está o Programa de Internação Domiciliar, que dá continuidade à prestação da assistência aos pacientes que recebem alta hospitalar. Além disso, o HEC dispõe de assistência multiprofissional composta por uma equipe de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos. Há cerca de um ano, o Hospital Estadual da Criança implantou em sua unidade o Centro de Oncologia. O setor é composto por 13 leitos para internação, ambulatório e quimioteca, e conta com a parceria e assistência do Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade