Feira de Santana

Apae inicia com caminhada Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual

A diretora da Apae, Mary Portugal, afirma que a Apae, durante essa semana, também está abordando a questão do envelhecimento dos deficientes.

21/08/2014 às 14h57, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana, que em 2014 completa 30 anos, deu início nesta quinta-feira (21), no Espaço Marcus Moraes, na Getúlio Vargas, à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O evento visa chamar a atenção da sociedade para a problemática das pessoas com deficiência. O tema deste ano é ‘Construindo uma história de igualdade e de oportunidades para todos!

A dona de casa Vânia da Cruz Santiago é mãe de Rodrigo, de 11 anos, que tem paralisia infantil. Ela conta que o dia a dia de cuidados com a criança é muito difícil e pede que a sociedade enxergue mais a questão das pessoas com deficiência e procure ajudar.

“O cuidado e a preocupação são dobrados. Assim como meu filho tem outros. Nós estamos buscando melhorias, para que a sociedade venha enxergar e procurar ajudar. Na Apae, faltam equipamentos, aparelhos mais adequados e profissionais”, afirmou.

A diretora da Apae, Mary Portugal, afirma que a Apae, durante essa semana, também está abordando a questão do envelhecimento dos deficientes. “Tem pessoas que estão na Apae há 30 anos, mas chega um momento em que a Apae não tem mais o que oferecer a elas. Então a gente pensa no centro dia, num centro de convivência onde esses idosos possam passar o dia com cuidados de atenção à saúde, e também atenção integral”.

Ainda de acordo com ela, a Apae tem hoje cerca de 100 funcionários, os quais ajudam a manter os serviços. “A gente se mantém com recursos de associados, programa de marketing e telemakerting, e muitos doadores através das contas da Coelba, mas que ainda é um valor pequeno diante da nossa grandeza”, informou Meire Portugal, acrescentando que são atendidas 1.200 pacientes na instituição diariamente, e sete mil serviços são oferecidos à comunidade mensalmente.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla prossegue até a próxima quinta-feira (28). Veja a programação completa:

Dia: 21/08/14 (5ª feira) – 09h
Caminhada – Saindo da sede da APAE até o Espaço Marcus Moraes (Av. Getúlio Vargas)
Dia: 25/08/2014 (2ª feira)
Atividade interna: Gincana (manhã e tarde)

Dia: 26/08/14 (3ª feira) – 08h às 14h
Passeio para o Clube do Sindicato dos Bancários
Local: Clube do Sindicato dos Bancários
Encontro de Pais
Local: APAE

Dia: 27/08/14 (4ª feira)
Atividade interna – Festa a Fantasia (tarde)

Dia: 28/08/14 (5ª feira)
Atividade interna (manhã e tarde)
Galeria dos presidentes da APAE

Dia: 01 e 02/09/14 (2ª e 3ª feira) – 13h
Seminário do PAI
Local: CUCA

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade