Feira de Santana

Após petição, secretário explica derrubada de árvores da Getúlio Vargas e funcionamento do BRT

O secretário de Planejamento afirmou entender que a petição mostra como as pessoas podem ser usadas e defende que as informações foram espalhadas na internet de forma incorreta.

21/08/2014 às 12h02, Por Maylla Nunes

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Daniela Cardoso

O anúncio de derrubada de árvores na Avenida Getúlio Vargas, para a implantação do BRT (sigla em inglês para transporte rápido) pelo governo municipal, gerou inúmeras reações negativas. Entre os manifestos contrários, está uma petição online, no site Avaaz, que solicita ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) impedimento da derrubada de árvores. Até agora são mais de 5.700 assinaturas.

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O secretário de Planejamento, Carlos Brito, esteve no programa Acorda Cidade desta quinta-feira (21) para falar sobre o assunto. Ele afirmou entender que a petição mostra como as pessoas podem ser usadas e defende que as informações foram espalhadas na internet, de forma incorreta.

“A pessoa quando é maldosa, passa a informação na internet e pessoas com um bom coração, bem intencionadas em querer ajudar a cidade, embarcam. Quem fez a petição colocou que na Getúlio Vargas tem árvores centenárias que seriam derrubadas. Isso é a coisa mais ridícula que existe. Eu trouxe aqui cópias de duas fotografias da Getúlio, uma da década de 60 , quando as árvores estavam sendo plantadas e outra, feita anteriormente. Ali existem plantas não nativas”, afirmou.

Segundo o secretário, a previsão é que sejam retiradas 136 árvores e algumas delas serão transplantadas. Outras 500 árvores, entre pequeno, médio e grande porte, serão plantadas. Atualmente, segundo Carlos Brito, 1.600 árvores estão registradas ao longo da Getúlio Vargas.

“Algumas árvores não poderão ser transplantadas, pois elas têm tempo de vida útil, e então serão substituídas. Vamos sair de uma relação de a cada três metros uma árvore para cada 2 metros e meio. Isso significa que vamos adensar a Getúlio Vargas e não retirar o verde. Depois que esclarecemos essa situação a petição minguou”, disse.

Funcionamento do BRT

Carlos Brito ainda informou que todas as vias por onde passam os ônibus serão requalificadas e afirmou que a qualidade do serviço de transporte público coletivo da cidade tem que melhorar.

“As vias alternativas, na medida em que formos avançando, iremos resolvendo os problemas. Vamos fechar os retornos da Getúlio e abrir passagens, pois a pessoa vai ter que voltar para a avenida nas quadras e não fazendo o retorno na própria Getúlio”, explicou.

O secretário ainda disse que a intenção da prefeitura não é resolver os problemas do trânsito da cidade em um ‘toque de mágica’. Ele disse que as intervenções estão sendo feitas e explicou como será o corredor para a passagem do BRT.

“O sentido do corredor do BRT é que ele seja alimentado com as linhas circulares para transportar pessoas e facilitar o deslocamento a partir de certos pontos da cidade até o Centro. Teremos as estações da Pampalona, da Ayrton Senna e da João Durval. As estações serão alimentadas e depois, em um canal exclusivo, chegam ao centro da cidade em 20 minutos. O tempo normal seria de uma hora, em média”, explicou.

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