Bahia

UFRB cadastra doadores de medula óssea em Santo Antonio de Jesus

O cadastramento é feito apenas uma vez. Se ele já foi feito no ano passado, não é necessário fazer novamente.

18/08/2014 às 11h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia promove, juntamente com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, uma campanha para cadastro de doadores de medula óssea nos dias 29, 30 e 31 de agosto, das 8 às 17 horas, na Policlínica Municipal de Santo Antonio de Jesus.

O transplante de medula óssea pode curar muitas doenças como, por exemplo, leucemias, linfomas e alguns tipos de anemia. Em muitos casos, pode ser o único tratamento eficaz para a cura do paciente. O registro realizado irá para o banco de medula óssea nacional, o Redome.

Qualquer pessoa saudável e com idade entre 18 e 55 anos pode se candidatar à doação de medula óssea. Os doadores devem preencher um formulário com seus dados pessoais. É coletada amostra de sangue de 5 ml para o teste de tipagem para verificar a compatibilidade do doador com o eventual receptor.

O cadastramento é feito apenas uma vez. Se ele já foi feito no ano passado, não é necessário fazer novamente. Porém, um doador de medula óssea deve manter seu registro atualizado sempre que possível. Caso haja alguma mudança é possível encontrar o formulário no site da Fundação Hemoba – www.hemoba.ba.gov.br. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade