Feira de Santana

Associação realiza campanha de doação de sangue para crianças com câncer

A AAPC fica na Rua Teresa Cunha Santana, 191, próximo ao Mercantil Rodrigues. O telefone de contato é o (75) 3485-5567 / 9113-9086/ 8165-1377.

23/07/2014 às 11h25, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPC) convida a comunidade, em Feira de Santana, a doarem sangue no Hospital Geral Clériston Andrade e solicitaram que o material colhido seja encaminhado ao Hospital Estadual da Criança (HEC). O objetivo da campanha é auxiliar no tratamento de crianças portadoras de câncer, em especial, o paciente Weberth Alves Santana, de 5 anos, que recebe atendimento no HEC e necessita de uma transfusão com urgência.

“Todas as pessoas que forem fazer essa doação podem se dirigir ao Clériston Andrade, dizer o nome do Weberth Alves Santana, ou dizer que é para as crianças com câncer que estão fazendo tratamento no Hospital da Criança”, explicou a relações públicas da Associação, Bethânia Knoedt.

Segundo Bethânia, uma média de 10 crianças recebe o apoio da AAPC e faz o tratamento no HEC. Ela informou que esses pacientes vêm de outras cidades e ficam hospedadas na Associação. “Eles vêm logo no início da semana, na segunda-feira. O Weberth, por exemplo, não viaja com a mãe porque não tem condições. Então, existem crianças que não têm condição de viajar todo fim de semana pra casa, e elas comem, bebem, dormem lá na AAPC. Vêm de fora e moram com a gente”.

(Bethânnia Knoedt)

A relações públicas da AAPC informou, ainda, que a instituição sobrevive com doações, e que a prefeitura ajuda no pagamento de despesas como água e luz. “Nós preferimos que as pessoas visitem a casa do câncer, conheçam essas crianças e depois vão doar o sangue no Clériston e pedirem para mandar para o Hospital da Criança”, disse.

Bolsas de colostomia

Bethânia Knoedt informou, ainda, que a AAPC necessita urgentemente de morfina e bolsas de colostomia, que são utilizadas por pacientes que fazem operação no intestino, e onde são depositados os dejetos. Ela informa que se reuniu com a Secretaria de Saúde do município, onde conseguiu várias doações da prefeitura, com exceção das bolsas e a morfina.

“Existe um órgão em Salvador chamado Sepred, onde se distribui essas bolsas de graça e a morfina também para todas as pessoas. A única dificuldade é o estado repassar para as prefeituras. As pessoas saem daqui com aquela bolsa para ir buscar e quando chegam lá não tem. E voltam com a bolsa com o mesmo dejeto dentro”, declarou.

Bethânia acrescenta que as pessoas que desejarem podem doar essas bolsas de colostomia diretamente na Associação, mas que elas precisam ser de boa qualidade para não causarem feridas nos pacientes. Elas custam em torno de R$ 25 nas farmácias. A AAPC fica na Rua Teresa Cunha Santana, 191, próximo ao Mercantil Rodrigues.

O telefone de contato é o (75) 3485-5567/ 9113-9086/ 8165-1377.

Requisitos para doação de sangue 

– Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);
– Estar alimentado
– Não estar em uso de medicamentos;
– Ter entre 16 a 67 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal).
– Pesar acima de 50 quilos (descontar o vestuário);
– Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;
– Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação,
– Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;
– Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;
– Evitar fumar 2 horas antes da doação.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade