Polícia

PF realiza ação para desmontar esquema de fraude no Imposto de Renda

Falsas despesas médicas foram achadas em mais de duas mil declarações. Operação irá cumprir dois mandados em residência e escritório de contador.

16/07/2014 às 15h22, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal cumprem dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (16), em Salvador. A ação faz parte da operação "Recibos Falsos", que tem o objetivo de combater esquema de fraude em declarações do Imposto de Renda Pessoa Física.

Os mandados são cumpridos na casa e escritrório de um contador. A intenção é coletar provas contra o mentor do esquema. De acordo com a Receita Federal, foi detectada a inclusão de falsas despesas médicas, odontológicas e de instrução em mais de duas mil declarações a partir de 2008. Os contribuintes beneficiados contrataram o mesmo contador para burlar a fiscalização.

Os contribuintes chegaram a apresentar recibos e notas-fiscais eletrônicas falsas que foram produzidas pelo contador. A Receita Federal calcula que o esquema provocou prejuízo de R$ 5 milhões.

Os contribuintes envolvidos serão notificados pela Receita Federal. Antes disso, eles podem corrigir as informações por meio de declarações retificadoras e pagamento das diferenças devidas. Quem não realizar o procedimento pode ser multado em até 150% o valor do imposto sonegado. Eles também podem ser processados por crime contra a ordem tributária.

Já o contador deve responder a processo criminal e sofrer representação junto ao conselho de classe. As informações são do A Tarde.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade