Cultura

Estudantes têm aula sobre samba de roda em Ipuaçu

Depois da palestra participantes mostraram samba no pé

16/07/2014 às 09h26, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estudantes de idades variadas, professores e convidados participaram nesta terça-feira (16), na Escola Municipal Agrário Oliveira de Melo, no distrito Governador João Durval, de uma grande aula sobre a origem, a evolução e a importância do samba de roda, por meio de palestras proferidas por especialistas em cultura popular. Mas foi na roda, ao som da Quixabeira da Matinha e do Grupo de Cantadores e Sambadores de Ipuaçu, que eles viram de fato o samba no pé de gente de toda idade.

É essa linguagem corporal, que dispensa as palavras – os sambadores não se falam enquanto estão na roda – e a capacidade de cantar por dentro, que fazem do samba de roda uma expressão cultural única. “Através do samba sabemos qual é o nosso lugar”, ensinou Bel Pires, professor da Uneb e mestre de capoeira, destacando que essa manifestação está na memória coletiva do povo brasileiro. “Falamos com o corpo, nos melamos no suor do outro, porque fazemos parte da mesma história”, disse.

“Cuidem do samba”, pediu o professor Paulo César Fernandes, da UEFS, ao defender a preservação do samba de roda desde a sua essência, entre sambadores e cantadores, até o poder público, com políticas efetivas para salvaguardar essa manifestação. O professor exibiu um vídeo para mostrar ao público presente ao evento a importância do reconhecimento como Patrimônio Imaterial da Humanidade de uma manifestação absolutamente popular.

Para a professora Elaine Mercês de Assis, a escola que dirige ter sido uma das escolhidas para o projeto é gratificante. “Isso é muito importante para o resgate de uma cultura que tem tudo a ver com a educação, especialmente na zona rural”, afirmou a diretora, que levou para a unidade alunos de vários povoados e pessoas da comunidade. “O distrito tem referência em samba de roda”, disse, orgulhosa, referindo-se ao trabalho de Marilene Brito, cantadores e sambadores do distrito.

A iniciativa da Secretaria de Cultura mereceu aplausos também de Marilene Brito, agente cultural que defende a preservação do samba de roda, inclusive em respeito aos que mantiveram essa cultura ao longo dos tempos. “Os jovens e as crianças de hoje serão os defensores de nossas manifestações culturais no futuro, temos que nos preparar para essa continuidade”, afirmou a criadora do Grupo de Samba de Roda Vila de São José – hoje Cantadores e Sambadores de Ipuaçu.

A programação do Festival Samba de Roda, Samba de Todos, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação, prossegue nesta quarta-feira (16), na Escola Municipal Rosa Maria Espiridião Leite, no distrito de Matinha. Quinta-feira (17), as atividades serão na Escola Municipal Ana Maria Alves dos Santos, no Conjunto Feira X, e sexta-feira (18), na Escola Municipal Professora Olga Noêmia de Freitas Guimarães, na Cidade Nova.

Após as ações nas escolas, duas grandes rodas acontecerão no bairro Cidade Nova sexta-feira (18), a partir das 17h, e sábado (19), a partir das 10h. Participarão da primeira roda os grupos Lagoa da Camisa (Feira de Santana), Filhos de São Gonçalo (São Gonçalo dos Campos), Filhos da Terra (Terra Nova)
Sambadores do Nordeste (Feira de Santana) e a cantora Juliana Ribeiro, de Salvador.

Na segunda roda, que encerra toda a programação do festival, se apresentarão os grupos Renascer da Mangabeira (Feira de Santana), Samba de Tocos (Antônio Cardoso), Raízes do Campo (Feira de Santana), Coisas de Berimbau (Conceição do Jacuípe), União Teodorense (Teodoro Sampaio), União do Samba (Feira de Santana), Samba de Irará (Irará), Jaqueirinha do Sertão (Coração de Maria), Filhos de Conceição, (Conceição da Feira), Marizelia e Os Coisinhos (Feira de Santana), Quixabeira da Matinha (Feira de Santana). As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade