Bahia

Embasa é condenada a pagar multa de R$ 150 mil por instalação de rede ilegal

Além disso, abusos de cobrança por parte da empresa foram registrados na ação

24/04/2014 às 16h00, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
A Justiça condenou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a pagar multa de R$ 150 mil por descumprir legislação ambiental na instalação da rede de esgoto no município de Itamaraju-BA e a restituir, em dobro, os valores indevidamente cobrados aos consumidores durante o período de outubro a dezembro de 2006, em taxas de serviço de esgotamento sanitário.
 
Segundo a ação, a Embasa havia instalado uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ilegalmente na cidade, pois não havia licença de operação para a atividade. Além disso, a empresa teria obrigado os consumidores a aderirem ao sistema de esgotamento ilegal num prazo de 90 dias, sob pena de suspensão no fornecimento de água. A taxa de esgoto ainda era cobrada de forma considerada "abusiva", usando como base um índice de 80% do valor correspondente ao consumo cúbico de água registrado no hidrômetro do consumidor.
 
A determinação foi proferida nesta quarta-feira (23), pelo juiz Rafael Siqueira Montoro, que acatou ação civil pública do Ministério Público do Estado (MP-BA), ajuizada em 2006 pelo promotor Paulo Sampaio Figueiredo. Conforme a sentença, a empresa possui 90 dias para que os valores cobrados sejam creditados e compensados nas tarifas das contas futuras dos consumidores. O dinheiro cobrado pela Justiça deverá ser aplicado no Fundo Municipal do Meio Ambiente. As informações são do iBahia.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade