Bahia

Professores das Universidades estaduais paralisam as atividades na próxima terça

Segundo a Adufs (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana) a categoria protesta contra a redução de verbas em quase 12 milhões para custeio e investimento.

24/04/2014 às 12h30, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesc e Uesb) paralisarão as atividades acadêmicas na próxima terça-feira (29). Segundo a Adufs (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana) a categoria protesta contra a redução de verbas em quase 12 milhões para custeio e investimento. 
 
A Associação explica que com a redução, as instituições correm risco de entrar em colapso, pois faltará dinheiro para comprar material e equipamentos, as obras de reforma e construção serão suspensas, o restaurante universitário poderá ser fechado, ocorrerão atrasos no pagamento de fornecedores, das empresas terceirizadas, das contas de luz, água e telefone. Também estarão suspensos os concursos e seleções públicas para professores e técnico-administrativos.
 
A categoria docente exige uma política que garanta as condições para seu pleno funcionamento, no momento comprometido pela falta de orçamento. Como parte das ações da mobilização, a Adufs realiza um café da manhã no dia da paralisação, a partir das 8 horas no pórtico da Uefs, onde será exposto em detalhes os problemas enfrentados pela categoria.
 
Segundo a Adufs, os estudantes da Uefs também estão mobilizados e vêm realizando manifestações contra as precárias condições de estudo e a ameaça de fechamento do bandejão. Os técnico-administrativos, por sua vez, já paralisaram as atividades pela implantação do plano de cargos e salários. No final do ano passado, as três entidades (Adufs, DCE e Sintest) e a reitoria protocolaram um documento junto à Secretaria da Educação (SEC) apontando para os graves efeitos da redução do orçamento. A reivindicação é de que seja destinado às universidades um orçamento equivalente a 7% da Receita Líquida de Impostos. Atualmente, esse percentual não chega a 5%.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade