Polícia

Prisco é transferido para cela individual e Aspra promete recepção com carreata

O vereador estava detido no complexo da Papuda com mais 16 presos. Havia o temor de Prisco ser reconhecido pelos presos. Aspra promete carreata caso ele seja liberado, e diz que Prisco será recebido como um "deus"

20/04/2014 às 21h11, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
O vereador Marcos Prisco, preso desde a sexta-feira (18) no complexo penitenciário da Papuda, foi transferido para uma cela individual neste domingo (19) depois que a defesa dele divulgou uma nota em que afirma que ele estaria “desesperado” com as condições do cárcere. Em entrevista com o Correio24horas, o vice-presidente da Aspra, Fábio Brito, disse que a informação da transferência de Prisco partiu de um agente do presídio federal "de confiança" deles, e confirmou que o vereador já está em um local reservador para militares.
 
O julgamento sobre o habeas corpus do líder da greve da Polícia Militar da Bahia pode começar a qualquer momento. Advogados da associação ingressaram ontem com pedido de habeas-corpus para Prisco na Justiça Federal em Brasília. O TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) remeteu o caso ao STF (Supremo Tribunal Federal), e a ministra Cármen Lúcia deverá analisar o pedido.
 
Segundo a Aspra, Prisco estava detido no complexo penitenciária em “prisão comum com outros 16 presos de alta periculosidade que respondem a crimes diversos”. Ele foi transferido para uma cela individual após força-tarefa da Aspra para comunicar quatro políticos da Bahia sobre as condições da sua prisão: a ex-ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Eliana Calmon (PSB); o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM); o presidente da Câmara Municipal de Salvador, deputado estadual Paulo Câmara (PSDB); e o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB), que também é policial.
 
“Os políticos entraram em contato com Brasília e conseguiram tirar ele daquele risco iminente de morte. Foi uma irresponsabilidade colocar ele, líder da PM, no mesmo espaço que presos comuns”, disse Brito para a Folha de S. Paulo. Ainda segundo o vice-presidente da associação, antes da transferência de cela, Prisco teria comunicado dos perigos do cárcere a um dos seus advogados, após encontro entre eles na Papuda, ao meio-dia de hoje.
 
Havia o temor de Prisco ser reconhecido pelos presos já na próxima terça-feira, dia de visita para os detentos. A defesa da Aspra disse ainda que Prisco não está se alimentando na Papuda porque “possui problema crônico de estômago e coração” e seguia prescrição médica na alimentação. “Oferecem aos presos água de torneira e ele teme pela saúde física. Vamos solicitar análise médica”, dizia trecho da nota.
 
Caso o veredito seja favorável ao vereador, A Aspra promete recebê-lo com uma carreata saindo do Aeroporto de Salvador até a sede da associação, no bairro do Bonfim. "Não tenha dúvida de que se Prisco for solto ainda neste feriado, a Aspra e as demais associações envolvidas neste processo vão estar de prontidão no aeroporto, esperando por ele", declarou o vice-presidente Fábio Brito. "Ele será recebido como um deus". As informações são do Correio.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade