Rede Social

Facebook traz de volta polêmica função que mostra localização de amigos

O que pouco tem sido comentado é que a aplicação não é uma proposta tão recente assim, e teria sido inclusive alvo de polêmicas no passado.

20/04/2014 às 06h37, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade
 
O Facebook anunciou o lançamento de "Nearby Friends" uma nova função para indicar quais amigos da rede social estão próximos de você. O recurso será opcional, podendo ser ligado e desligado quando o usuário desejar, e começará a funcionar nos Estados Unidos, em dispositivos Android e iOS. No entanto, o que pouco tem sido comentado é que a aplicação não é uma proposta tão recente assim, e teria sido inclusive alvo de polêmicas no passado.
 
Em 2012, a rede social anunciou um recurso chamado "Find Friends", algo que pode ser traduzido como "Encontre amigos". A função usava o GPS do smartphone para indicar uma lista de contatos que estivessem próximos naquele momento. A aplicação chegou a funcionar em dispositivos Android e iOS, mas logo foi retirada do ar.
 
O motivo da retirada foi a polêmica que se criou ao redor do "Find Friends", quando o CEO da empresa "FindThem", Charles Sankowich, foi à imprensa denunciar que a rede social de Zuckerberg estaria copiando um produto criado por sua companhia. O CEO afirmou que não desistiria da ideia de entrar com uma ação contra o Facebook por “roubo de marca registrada”.
 
Sankowich, de fato, acionou a justiça para tomar providências com relação ao possível plágio, e, dias após a chegada de "Find Friends" no aplicativo móvel do Facebook, a função foi desativada. À época, a assessoria da rede social de Mark Zuckerberg decidiu não comentar a decisão, mas, em um comunicado anterior, a empresa afirmou que aquela “não era uma liberação formal do recurso, e sim alguns engenheiros testando o novo produto”. 
 
Dois anos após toda a polêmica, o Facebook vem a público relançar com nome novo, e layout bem melhorado, a mesma função de geolocalização de amigos no smartphone. O recurso ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas usuários dos Estados Unidos já poderão usufruir da aplicação nas próximas semanas. As informações são do TechTudo.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade