Bahia

PMs e bombeiros fazem assembleia nesta terça; secretário fala em 'diálogo'

Categoria discute as propostas apresentadas pelo Governo quanto à reestruturação e modernização da Polícia Militar

15/04/2014 às 06h10, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Os policiais e bombeiros militares realizam assembleia geral, às 15h desta terça-feira (15), no Wet'n Wild, com o objetivo de discutirem as propostas apresentadas pelo Governo do Estado de reestruturação e modernização da Polícia Militar. A reunião contará com diversas associações da categoria, como a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), a Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPM-BA) e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (Força Invicta).
 
O coordenador-geral da Aspra, Marco Prisco, falou sobre as propostas sugeridas pelo Governo. "As propostas que o Governo ofereceu para a gente não contemplam a categoria", disse. Ele afirmou, ainda, que essas contrapartidas serão discutidas na assembleia desta terça e não descartou a possibilidade de greve, caso  não sejam aceitas pela classe. 
 
Já o presidente da APPM-BA, Agnaldo Pinto, disse ao iBahia que o diálogo continua aberto, que já houve alguns avanços, mas que ainda há muitas coisas que têm que ser conquistadas. Ele disse que houve uma reunião nesta segunda-feira (14) com todas as associações, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e que a categoria foi unânime em dizer que não aceita a proposta como atualmente está. Segundo ele, das propostas que foram apresentadas pelas associações, o Governo deixou de contemplar mais de 80%. "Vamos trabalhar para construir outro modelo", disse Pinto. 
 
O Governo da Bahia apresentou suas sugestões para a reestruturação e modernização da Polícia Militar, após nove meses de negociação por um grupo de trabalho formado por representantes das associações de policiais militares e bombeiros, da Polícia Militar, da Casa Civil, da Secretaria da Administração, da Procuradoria Geral do Estado e da Assembleia Legislativa da Bahia.
 
Em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (14), o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Teles Barbosa, afirmou que o trabalho ainda não foi concluído. "Até porque estamos submetendo à apreciação de todos os policiais militares e das associações para que a gente prepare o texto final e encaminhe isso à Assembleia Legislativa". 
 
Ainda de acordo com o secretário Barbosa, o governador Jaques Wagner não impôs um prazo para que o projeto seja encaminhado até que este esteja devidamente discutido e maturado entre todos e que todas essas medidas vão custar o investimento de R$ 47 milhões/ano.
 
Reunião
 
Na reunião na noite desta segunda, o secretário da SSP, Maurício Barbosa, garantiu que irá rever alguns pontos apresentados aos policiais, incluindo o código de ética, o plano de carreira e a promoção na corporação. “Na quinta-feira passada, apresentamos a proposta do governo e, desde aquele momento, havíamos falado para todos que estávamos colocando aquilo para apreciação. Eles trouxeram uma análise do material. São propostas que vamos analisar e que estamos dispostos a revisar”, diz Barbosa. "O diálogo é o melhor caminho para que haja um avanço", acrescenta.
 
Participaram da reunião, além do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro; representantes da Associação de Oficiais da PM/BA – Força Invicta (AOPMBA); da Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar (AOAPM); da Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPMBA); da Associação Beneficente dos Sargentos, Sub Tenentes e Oficiais da Policia Militar (ABSSO); e da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus familiares do Estado da Bahia (Aspra).
 
O Governo, que também se comprometeu a criar um grupo de trabalho específico para estudar o sistema remuneratório da PM, emitiu nota pública sobre o assunto.
 
Leia texto na íntegra: 
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), mantendo o diálogo aberto e franco com as associações representativas da Polícia Militar da Bahia, se comprometeu, após reunião na noite desta segunda-feira (14), a rever os pontos apresentados na proposta de modernização da PM, como o Código de Ética, o Plano de Carreira dos Praças e Oficiais e as promoções na corporação, antes das propostas serem enviadas para a Assembleia Legislativa.
 
A citada reunião aconteceu na sede da SSP, com a presença do secretário de Segurança, do Comandante Geral da PM e dos representantes da Associação de Oficiais da PM/BA – Força Invicta (AOPMBA), da Associação dos Oficiais Auxiliares da Polícia Militar (AOAPM), da Associação de Praças da Polícia Militar do Estado da Bahia (APPMBA), da Associação Beneficente dos Sargentos, Sub Tenentes e Oficiais da Policia Militar (ABSSO), da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus familiares do Estado da Bahia (ASPRA) e da Associação Dois de Julho. Durante as discussões, já ficou estabelecido um encontro na próxima quarta-feira (16), para receber as propostas das entidades.
 
O Governo do Estado reafirma que mantém o diálogo com a categoria e que aguarda as propostas das associações. Informa ainda que se comprometeu a criar um Grupo de Trabalho específico para estudar o sistema remuneratório da Polícia Militar.

Fonte: Correio 24 horas

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade