Bahia

Ainda em testes, radar meteorológico é atingido por tiro em Salvador

Operação foi interrompida no mês de março; aparelho fica na Av. Paralela. Equipamento é o único da cidade e prevê chuvas a curto prazo na Bahia.

11/04/2014 às 10h41, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O radar meteorológico instalado próximo ao aeroporto de Salvador e que passava por fase de teste teve a operação interrompida por ter sido atingido por um tiro. De acordo com o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Álvaro da Silveira Filho, a situação foi informada ao órgão no início do mês de março pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
 
“Não temos data prevista para o radar voltar a funcionar, mas esperamos que ele seja entregue no máximo em 30 dias. Com esse período de chuvas é importante o funcionamento do radar”, diz Silveira.
 
O diretor-geral da Codesal informa que a instalação foi realizada pelo Cemaden e que o reparo vai ficar por conta do próprio centro, que é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. “Fizemos uma parceria. Ajudamos na escolha do local e disponibilizamos uma equipe técnica”, informa.
 
O Cemaden afirma que o reparo vai ficar por conta da empresa que fabrica o radar, porque a garantia ainda está no prazo. O aparelho está sendo instalado em outras capitais brasileiras com objetivo de monitorar e produzir informações meteorológicas para elaboração de alertas sobre possíveis desastres associados às chuvas. Ele é o único instalado na capital baiana e monitora também o interior do estado. Além dele, o mais próximo de Salvador é o de Recife. 
 
Segundo Claúdia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o radar faz previsão a curto prazo. “Ele auxilia na previsão de maneira geral, nas imagens de satélite. Toda cidade grande deve ter um para prever antecipadamente o índice de chuvas fortes em poucas horas”, explica. As informações são do G1.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade