Feira de Santana

Criança volta para casa após viver 5 anos internada no HEC

Pediatra explica que ela não respira ao entrar em sono profundo.

09/04/2014 às 07h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Letícia, de 7 anos, a primeira paciente com internação prolongada no Hospital Estadual da Criança (HEC) / Gestão IMIP Hospitalar deixou a Unidade de Terapia Intensiva do hospital nesta terça-feira, 8 de abril, e voltou ao convívio familiar, no bairro Caraíbas, em Feira de Santana, após passar a maior parte de sua vida em hospitais pediátricos.
 
Diagnosticada com insuficiência respiratória crônica, a paciente depende de oxigênio e ventilação mecânica, apenas no momento de dormir. Durante o dia, ela leva uma vida independente do respirador. Foram 5 anos de internação, sendo 1 ano e 7 meses na UTI pediátrica do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e mais 3 anos e 5 meses na UTI do HEC, onde passou a viver logo após a inauguração do hospital, em 2010. Durante todo esse tempo, a menina saiu do hospital apenas uma vez: foi a um shopping da cidade visitar o Papai Noel, em 2012.
 
De acordo com o pediatra Márcio Torres, que acompanhou o tratamento de Letícia desde a internação no HGCA, ela evoluiu clínica e cognitivamente, o que possibilitou a sua volta para casa. “Há muito tempo vimos que Letícia tinha condições de ir para a internação domiciliar. Nunca desacreditamos dessa possibilidade, no entanto, as condições sociais não eram favoráveis”, relatou o pediatra, ao lembrar que a residência da família não tinha a estrutura necessária para acolhê-la, o que foi resolvido após uma reforma total.
 
Emoção – Quem já passou pelo HEC, seja paciente ou funcionário, conhece a história e a alegria de Lelê, como é carinhosamente chamada. A menina é muito querida por todos e no momento da despedida, uma verdadeira festa foi preparada pela equipe multidisciplinar e grupo de humanização. Teve bolo, balões pendurados, tapete vermelho, coroa de princesa e toda a animação da turma dos Terapeutas do Riso, grupo que realiza trabalho de humanização baseado em musicoterapia em hospitais da Bahia.
 
“Hoje o meu sonho foi realizado. Estou muito feliz por ter minha filha de volta em casa e totalmente preparada para cuidar”, relatou emocionada a mãe da paciente, a dona de casa Erenilda Peixoto, que cuida da filha em tempo integral, além de dar atenção aos outros oito filhos do casal.
 
O pedreiro Crispim Anunciação, pai da Lelê, também expressou bastante alegria e gratidão. “A volta da minha filha para alegrar o nosso lar não tem preço. Agradeço a toda a equipe que cuidou dela por todo esse tempo”.
 
Ao chegar em casa e encontrar um quarto todo rosa e cheio de brinquedos, Letícia ficou um pouco desambientada, até por não lembrar mais do convívio em uma casa, mas logo acostumou com o seu cantinho, especialmente decorado para ela.
 
Válvula de fala – Após avaliação com a equipe de fonoaudiologia do HEC, foi indicada a utilização de um equipamento chamado válvula de fala, destinado a pacientes que fazem uso de traqueostomia, com a finalidade de auxiliar na retomada da fala com som. A direção do HEC se comprometeu a comprar a válvula para a criança.
 
Letícia é a sétima criança com enfermidade crônica a participar do programa de desospitalização do HEC, que tem o objetivo de humanizar o tratamento de pacientes com internação prolongada, possibilitando a saída segura do ambiente hospitalar, por meio da adaptação ao convívio doméstico, além do treinamento dos familiares para a internação domiciliar. Ela foi contemplada pelo programa de oxigenoterapia da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que disponibiliza equipamento para suporte respiratório.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade