Feira de Santana

Centro de Zoonoses esteriliza cães e gatos em Feira de Santana

Os agentes de endemias é quem farão a ponte entre a comunidade e o CCZ

08/04/2014 às 12h15, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Em janeiro e fevereiro 19 gatos, gatas e cães foram cirurgicamente castrados ou esterilizados no Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana. Todos vivem em grandes comunidades e, por isso, tiveram prioridade no atendimento. O procedimento é gratuito e vai ser prestado durante todo o ano.

 
Neste primeiro momento, diz a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, o atendimento está focado nas residências onde existem muitos destes animais e os donos querem controlar a natalidade por meio da castração ou esterilização. E a previsão é de que partir do segundo semestre o serviço seja aberto aos animais das famílias carentes.
 
Ela explica que os donos destes animais não precisam ir ao CCZ. “Neste primeiro momento a gente sabe onde vivem as grandes comunidades de cães e gatos”. Numa delas esta população se aproxima de 150 indivíduos. Daí a necessidade de que se faça um efetivo controle da natalidade. Uma gata tem o seu primeiro cio aos cinco meses e a gestação leva 60 dias. A gravidez de uma cadela demora até pouco mais de dois meses. O problema é o tamanho da ninhada.
 
Os agentes de endemias é quem farão a ponte entre a comunidade e o CCZ. “Vamos adotar alguns critérios para que os donos destes animais os levem para serem castrados ou esterilizados”, diz a coordenadora. A cirurgia é realizada por um veterinário. As informações são da Secom.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade